Entrevista com o Padre João Paulo


Pe. João Paulo da Silva, vigário da Paróquia de Sant’Ana em Jequeri é enviado para a missão na Arquidiocese de Porto Velho.  O Conselho Missionário do Seminário de Mariana (COMISE) realizou esta entrevista com Pe. João Paulo, onde ele expressa o que significa este novo trabalho, suas motivações e confiança Naquele que o chamou.


COMISE Mariana: No último encontro de presbíteros da Arquidiocese de Mariana foi comunicado que você está sendo enviado em missão. Para onde você está indo? Quais são suas expectativas para esta experiência?
Pe. João Paulo: Estou indo para a Arquidiocese de Porto Velho. E minha expectativa é de poder colaborar um pouco com a caminhada eclesial daquele povo, ainda que me sinto bastante limitado, vou com o coração aberto no sentido de poder aprender com a caminhada do povo ajudando na medida do possível a construir fraternidade nos aproximando cada vez mais do nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo.  


COMISE Mariana: Como surgiu nestes poucos anos de sacerdócio (3 anos) o desejo de se colocar à disposição da Igreja particular de Mariana para ser enviado em missão "ad extra"?
Pe. João Paulo: Bem na verdade são apenas um ano e meio, mas, esse desejo nasceu de longa data, uma vez que ainda no tempo de seminário tive a oportunidade de fazer uma experiência de um ano na diocese de Santarém no Pará, vi um pouco da situação de falta de padres na região, além dos desafios comuns e por isso agora sinto está no momento certo de fazer esta experiência primeiro por sentir que Deus está a frente, depois pela minha idade e disposição. Certo é que estou bastante ansioso para viver este período de três anos.


COMISE Mariana: Na arquidiocese de Porto Velho qual é a realidade em que você terá mais contato? Quais serão os trabalhos confiados neste tempo junto ao povo de Deus naquela arquidiocese?
Pe. João Paulo: Pelo que conversei com o bispo, Dom Esmeraldo, vou trabalhar em uma paróquia que está situada em Porto Velho e se estende um pouco à beira do Rio Madeira e com algumas comunidades no planalto, isto é, não ribeirinha. O trabalho, no entanto, será de atendimento a esta paróquia e na medida do possível colaborar em algum trabalho específico que ainda não é de meu conhecimento, mas, o mais importante é que estamos indo para colaborar no que for de nosso alcance.


COMISE Mariana: Sabemos que, desde muito tempo, sua vocação e agora seu ministério tem uma marca nitidamente missionária. Como você viveu sua vocação e ministério com esta acentuada vertente missionária?
Pe. João Paulo: Uma das coisas que mais me chama a atenção em nossa Igreja é que celebramos a Eucaristia comungamos Deus para comunicarmos este Deus e vejo que o trabalho Missionário é uma resposta a esta comunicação de Deus que acontece em nossa vida. Com isso quero dizer que todos somos missionários, pois, estamos neste mundo para vivermos ou correspondermos a este chamado. Agora quanto ao como tenho vivido minha vocação e ministério enxergo muitas falhas, pois devia oferecer mais de mim, ser mais simples complicar menos enfim estamos neste mundo para melhorar e este é o meu desejo.


COMISE Mariana: Você percebe na vida da Igreja atual, após a conferência de Aparecida e em meio à Nova Evangelização, uma preocupação de se viver como discípulos-missionários de Jesus Cristo?
Pe. João Paulo: Esta é a nossa meta, se vivermos o discipulado na missão estaremos colaborando eficazmente para um mundo mais fraterno e para a construção do Reino de Deus e este deve ser o objetivo de todos nós, uma vez que a sociedade está passando por transformações radicais e nós, como Igreja, precisamos, mais do que nunca, assegurar os valores cristãos para alcançarmos o nosso grande objetivo que é nos aproximarmos cada vez mais do próprio Deus, isto é, uma Igreja decididamente missionária.
  

COMISE Mariana: A dimensão missionária tem sido uma preocupação da vida de nosso seminário. Graças a Deus, ela tem sido bem vivida no âmbito da formação sacerdotal. Deixe para nós, seminaristas, uma mensagem final.
Pe. João Paulo: A mensagem que deixo a vocês é que a partir do batismo que todos receberam vocês são chamados, de um modo muito especial, a dedicar sua vida à Igreja no serviço ao povo de Deus, por isso, não tenham medo de dizer sim ao chamado que Deus lhes fez, mas vivam na simplicidade este chamado, pois é desta forma que vocês vão colaborar demais para que as pessoas, principalmente os mais pobres e necessitados, sintam o grande amor que Deus tem por todos. Deus lhes abençoe e não se esqueçam de rezar por mim, para que eu possa corresponder ao chamado do nosso Mestre e Senhor e que eu possa dizer como o lema da campanha deste ano: “Eis me aqui, envia-me”. Para ser feliz é preciso antes de tudo fazer os outros felizes, por isso, felicidade a todos. Abraço forte a todos!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MISSÃO SE FAZ COM AMOR, POIS DO AMOR VEM A MISSÃO

Maria: Mãe, modelo e formadora dos missionários

Ite ad Joseph