A MISSÃO SE FAZ COM AMOR, POIS DO AMOR VEM A MISSÃO


 Por Daniel Aparecido Rosa, aluno do primeiro ano de Filosofia.


Os lugares da Missão
Muitos definem a Missão como sair da cidade, do estado ou do país onde se vive para realizar um trabalho junto a uma determinada comunidade e, num contexto religioso Cristão, levar a Palavra de Deus àqueles que não a conhecem. Essa afirmação é verdadeira, porém a Missão não se resume somente a esse modo de saída. A Missão é muito mais abrangente, e para enxergarmos o real significado dela, devemos olhar não só no que está fisicamente distante de nós, mas também para a realidade que nos rodeia.
O verdadeiro trabalho missionário começa em nossa casa, em nossa comunidade, lugar de nosso acesso. O próprio Jesus enfatiza essa questão quando envia seus apóstolos para a primeira Missão: “Dirigi-vos antes às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt 10, 6), isso significa ir primeiro a quem está mais perto e se encontra, ao mesmo tempo, afastado da comunidade Cristã.
Por não se atentarem a esse fato, muitos acreditam não ter a possibilidade de serem missionários, quando, na verdade, podem estar prestando o mais belo serviço ao Deus Altíssimo. Contudo, isso não pode impedir a saída do missionário para além-fronteiras como ordena Jesus: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,16).


O verdadeiro sentido da Missão é o Amor
O Apóstolo São Paulo nos alerta: “Ainda que nós tenhamos tudo, se não tivermos amor, nada somos.” (Cf 1 Cor 13). Essa Palavra é carregada do mais sublime significado: para sermos alguém, o amor deve ser o princípio e o fim de nossas vidas, ou seja, Deus deve ser o princípio e o fim, pois “Deus é Amor” (Cf. 1 Jo 4, 8). Deus é revelado como princípio e fim em Jesus Cristo, como podemos atestar no Livro do Apocalipse: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.” (Ap 22,13). A partir das revelações da Palavra, conclui-se que o amor é a base de todas as coisas, por isso, é também a base da Missão.

Jesus Cristo mesmo nos revela o amor como Missão: “Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros.” (Jo 13, 34). Assim, o amor deve ser o condutor da Missão, seja em nossas casas e comunidades, seja do outro lado do mundo.

Para amar como Cristo, basta ficar perto Dele: “E constituiu Doze, para que ficassem com Ele, para enviá-los a pregar.” (Mc 3, 14) e aprender com Ele: “Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração.” (Mt 11, 29). Daí acontecerá o mais extraordinário dos encontros: o do Jesus Misericordioso: “Quem vos recebe, a mim me recebe, e quem me recebe, recebe O que me enviou.” (Mt 10, 40) com o Jesus Sofredor: “Em verdade vos digo: cada vez que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizestes.” (Mt 25,40).

Referência:

Bíblia de Jerusalém: Nova Edição, Revista e Ampliada. Tradução Paulus. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2002.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria: Mãe, modelo e formadora dos missionários

Ite ad Joseph