Comunidade da Filosofia recebe Padres da Arquidiocese de Mariana que se dedicam à Missão "Ad Gentes"


Ao longo da última semana, a Comunidade da Filosofia do Seminário São José teve a alegria de receber, para as celebrações Eucarísticas, padres do clero e também filhos da Arquidiocese de Mariana que se dedicam à Missão "Ad Gentes".
Na segunda-feira o Padre João Paulo da Silva, natural da cidade de Guaraciaba, e que atualmente tem se dedicado ao trabalho na Arquidiocese de Porto Velho (RO) partilhou um pouco de sua vida junto ao povo daquela Arquidiocese. Disse das dificuldades vividas em virtude do garimpo irresponsável que dominou a região por muito tempo e que agora deixa seus estragos ambientais, do aumento do número de desempregos em virtude do término da construção de uma usina hidrelétrica e também do desafio que é lidar com as constantes cheias do Rio Madeira. Porém, ele destacou também as alegrias vividas nessa experiência missionária.
Na terça-feira, foi a vez do Padre Márcio Macedo, natural da cidade de São Miguel do Anta e membro da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora da África, dar seu testemunho e encantar a todos com suas palavras. Ele que atualmente desenvolve seu ministério sacerdotal no Congo, nos colocou em sintonia com a realidade vivida na África. Ele relatou os desafio, como as longas distâncias a serem percorridas, muitas vezes demorando mais de um dia para chegar em comunidades da paróquia, a falta de recursos, a diferença cultural que exige um outro olhar sobre a realidade daquele povo, como tantas outras. Além disso, durante sua fala, o Padre Márcio se mostrou agradecido a tantas pessoas e paróquias da Arquidiocese de Mariana que o tem ajudado, seja materialmente ou através de orações. Outro ponto marcante foi o relato da fé viva e vibrante do povo africano, mesmo em meio tão adverso. Ainda, a alegria com que Padre Márcio partilhou sua vida e missão no Congo encantou a todos e nos fez perceber que ele realmente é feliz e se sente realizado doando sua vida em favor do povo africano.
Na quarta-feira quem presidiu a Santa Missa foi o Padre Juquinha. Além dele, o Diácono Rodrigo Marcos também brindou a todos com sua presença. Durante suas palavras o recém ordenado Diácono Rodrigo, que celebrou no último sábado, dia 07 de março, 1 mês de sua Ordenação Diaconal partilhou com a comunidade as alegrias que ele tem vivido ao longo desse curto período de diaconato, ressaltando a acolhida e alegria que o povo tem demonstrado a ele. Ressaltou ainda a importância do período de seminário para sua formação e sua vida, demonstrando ter uma memória agradecida ao seminário. Ele ainda se disse agradecido de poder estar ao lado do Padre Juquinha, homem que, segundo o Diácono Rodrigo, da testemunho do Evangelho e se mostra um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo. Em seguida, também o Padre Juquinha proferiu algumas palavras, fazendo um percurso histórico de sua vida missionária, citando desde a convivência com Dom Pedro Casaldáliga em São Félix do Araguaia, até sua chegada a Altamira, Prelazia do Xingu, onde atualmente tem trabalhado. Ele também se demonstrou muito feliz em estar celebrando no Seminário e muito agradecido pelo tempo que aqui viveu. Ele ainda partilhou um pouco do que tem vivido nesse pouco tempo em que está no Xingu e convidou a todos para o visitarem.
Com certeza, esses testemunhos fortaleceram muito a vida missionária do Seminário, pois anima a todos e exorta a termos atenção a essa dimensão tão importante na vida da Igreja, a dimensão missionária.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MISSÃO SE FAZ COM AMOR, POIS DO AMOR VEM A MISSÃO

Maria: Mãe, modelo e formadora dos missionários

Ite ad Joseph