O profetismo de Antônio, João e Pedro

Johny Sales*

A História da Salvação é marcada pela forte presença dos profetas tanto na vida da comunidade (Antigo Testamento) quanto na Igreja (Novo Testamento). Os profetas desempenham papel de consolar, denunciar e anunciar. Anunciam a Palavra do Evangelho, denunciam as injustiças humanas e consolam as angústias do povo. O profeta é o canal por onde Deus chega às pessoas e por meio dele Deus se faz presente na vida do povo e anuncia os seus preceitos.


Tradicionalmente na Igreja Católica, no mês de junho, celebra em seu calendário litúrgico, respectivamente: Santo Antônio, São João Batista e São Pedro. Tais figuras exercem na sociedade grande representatividade na devoção popular, sendo isso perceptível nas diversas expressões de fé e festejos do povo nessa época do ano. É importante ressaltar que cada santo aqui lembrado possui sua característica específica, mas também que cada um tem algo em comum. No caso dos três podemos dizer que o caráter profético é o que de fato perpassa profundamente a vida desses grandes homens.
Primeiramente, Santo Antônio, celebrado dia 13 de junho, possui uma vida profundamente marcada pela austera adesão ao Evangelho. Franciscano, homem totalmente dedicado a anunciar a vontade de Deus, exímio pregador da Palavra, responsável por evangelizar muitos povos. O seu caráter profético se dá na medida em que, na sua vida, pôde exercer brilhantemente o exercício da pregação, atraindo multidões. Mas o seu profetismo também se dá na medida em que atraía para junto de si os pobres e os alimentava não somente com o pão substancial, mas o pão espiritual. Antônio procurava CONSOLAR os pobres naquela que era, talvez, a maior necessidade de suas vidas.

No dia 24 de junho celebramos São João Batista, o primo de Cristo. A vida de João era marcada pelo seu batismo de conversão e daí vem o seu nome BATISTA. João foi o responsável por preparar a vinda do Messias, preparar os caminhos do Senhor. Seu profetismo se dá quando procura DENUNCIAR as injustiças, principalmente no fato de quando ameaça denunciar Herodíades, a esposa de Herodes, que estava traindo seu esposo. Esta pede para cortarem a cabeça de João e trazê-la numa bandeja. Assim, o martírio de João é fruto da denúncia que fez, isto é, do seu profetismo.

Pedro, o apóstolo “vacilante”, celebrado no calendário litúrgico no dia 29 de junho, homem de temperamento forte e de idade mais avançada em relação aos outros discípulos. Pedro pôde acompanhar de perto toda a atividade de Jesus, ficou conhecido como aquele que negou o Senhor, mas sobre a fé de Pedro é que foi fundada a Igreja de Cristo. Sob o primado de Pedro a Igreja foi constituída por Jesus como comunidade dos seguidores, dos construtores do Reino que o próprio Jesus veio instaurar. Compete a Pedro, portanto, a missão de ANUNCIAR. Ele, juntamente com toda a comunidade dos discípulos, é enviado a anunciar o Evangelho e formar a comunidade de cristãos, isto é, a Igreja.

Desse modo, reconhecemos em Santo Antônio, São João Batista e São Pedro o caráter profético da missão que exerceram, que se deu na vida de cada um destes de modo a respeitar o seu tempo e modo de vida, mas em todos permanecem a austeridade na vivencia do Evangelho. A dedicação e a radicalidade de cada santo em viver intensamente a sua vocação deve servir de inspiração para a nossa caminhada cristã, que consiste em também ser missionária, santa e PROFÉTICA.

Que Santo Antônio nos ajude a consolar e amar os pobres.
Que São João nos ensine a coragem para denunciar.
Que São Pedro nos mostre o melhor modo de anunciar.


* Aluno do Seminário de Mariana – 3º ano de Filosofia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MISSÃO SE FAZ COM AMOR, POIS DO AMOR VEM A MISSÃO

Maria: Mãe, modelo e formadora dos missionários

Ite ad Joseph