Evangelizar é a grande missão da Igreja


“ Evangelizar é  a grande missão da Igreja “

Se voltarmos o nosso olhar para a palavra missão, logo nos deparamos com: “um compromisso, uma obrigação, um dever ou até mesmo um trabalho que tenho para executar”. Essa definição está correta, e podemos até acrescentar que a missão não é algo realizado sozinho, isolado, não parte somente de uma iniciativa particular, mas necessita de outras pessoas para melhor fundamentá-la e realizá-la. Neste sentido, é que também nasce a missão da Igreja, “A Igreja é missionária por natureza” (AG, n2) e quer suscitar em cada cristão o desejo de bem servir, anunciar, propagar e fazer com que a figura de Cristo seja conhecida, e assim participarmos de seu Reino de Paz, amor e fraternidade. Como nos diz a Segunda carta de Pedro 1,4: “Com isso ele nos deu os maiores e mais valiosas promessas, para que vocês possam participar da natureza divina.” O pedido maior que a Igreja nos faz hoje é que imitemos em tudo a Jesus, assim, o nosso maior exemplo de missionário é o próprio Cristo, “Ele é o missionário enviado pelo Pai (cf. Jo 7,29):”. Deste modo, um dos principais legados de Cristo enquanto missionário é fazer com que todos nós, batizados e participantes da comunidade de fé, participemos de sua comunhão com o Pai.  Somos todos filhos no Filho e “se somos filhos, somos também herdeiros: herdeiros de Deus” Rm 8,17. E é esse amor de Deus para com seus filhos que devemos anunciar a todas as pessoas, fazendo com que todos se aproximem de Deus assumindo a sua condição de batizado.

Para anunciar a Cristo não podemos ter medo, como noz diz o Papa Francisco: "a missão do cristão no mundo é maravilhosa e destinada a todos, é uma missão de serviço, ninguém está excluído; essa requer muita generosidade e, sobretudo, o olhar e o coração dirigidos ao alto, para invocar a ajuda do Senhor.” “Há tanta necessidade de cristãos que testemunhem com alegria o Evangelho na vida de todos os dias”.[1] Amparados pelo Evangelho e com a nossa própria vida vamos respondendo sim ao chamado que Deus nos faz todos os dias, sermos missionários, revelando a face misericordiosa de Deus a todos os nossos irmãos.

Muitas das vezes quando falamos em missão, pensamos também em bater de porta em porta, talvez até ir para uma outra cidade, estado ou país. Está também correto! Mas, não podemos nos limitar somente a visitar. A missão é muito mais que isso, ela é doação da vida em favor dos outros. “Trata-se de sair de nossa consciência isolada e de nos lançarmos, com ousadia e confiança (parrésia), à missão de toda a Igreja” (DAp, n. 363). Assim, abrimos o nosso leque de possibilidades missionárias. A missão acontece então, dentro de casa, na própria família, no meio juvenil, em nosso trabalho, aqueles que são afastados, e também nas periferias existenciais.

É neste entusiasmo, alegria, desejo de servir e de sair para evangelizar que o Seminário São José de nossa Arquidiocese de Mariana promove um trabalho de missão de Férias sempre no final do semestre para alguma paróquia de nossa Arquidiocese. Neste ano de 2018 a Paróquia que acolhe é de São José em Alto Rio Doce – Região Pastoral Mariana Sul. Será no período de 23 a 30 de junho e serão impulsionados pelo tema: “Evangelizar é a grande missão da Igreja”. Durante esta Semana de Animação missionária plantaremos naquele chão as sementes do compromisso, força de vontade, da união, responsabilidade, engajamento, perseverança, amor e sobretudo a semente da fé. Que o trabalho missionário seja frutuoso e produtivo e que as sementes lançadas possam futuramente render muitos frutos para a Seara do Senhor.

Deus nos abençoe e que Maria, nossa Mãe santíssima possa nos guiar frente a estes trabalhos. Rezem por esta missão que se aproxima.

Seminarista Emerson Henrique Mendes – 2º Ano de Teologia









[1] Papa Francisco, Oração do Angelus do dia 03 de julho de 2016 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MISSÃO SE FAZ COM AMOR, POIS DO AMOR VEM A MISSÃO

Maria: Mãe, modelo e formadora dos missionários

Ite ad Joseph