É tempo de se alegrar com Aquele que vem


Com o tempo do advento iniciamos o novo ano litúrgico da Igreja, e desde já nos preparamos para receber Aquele que vem, que “se fez carne e habitou entre nós” (Jo, 1,14). É o momento em que nós cristãos esperamos pelo nascimento de Jesus Cristo, Nosso Senhor, tempo de arrependimento e promoção da fraternidade e da paz. Nos templos sagrados acende-se uma vela, a cada domingo, representando as várias etapas da salvação, disposta em uma coroa, levando-nos a refletir como é grande o amor de Deus para conosco, sem início e sem fim, eterno.

Há uma música em que um de seus versos apresenta a seguinte frase “Deus ama os pobres e se fez pobre também, desceu à terra e fez morada em Belém”, o Senhor sempre se preocupou com todos, entretanto, por ser rejeitado, se fez pobre e nasceu numa manjedoura em meio aos animais. Há como se fazer mais pobre do que nascer em meio aos “bichos”? Devemos nos alegrar com esta vivência pela qual passou o Menino Deus, e nos preocupar com aquele com o qual ninguém se preocupa, pois é o momento de vermos a manifestação, a presença, o nascimento do Senhor em meio a eles.

O natal se repete todos os anos, no entanto torna-se diferente conforme a intensidade com a qual o vivenciamos.  Devemos perceber este bonito tempo do natal que nos convida a alegrar-se com o Senhor, alegria única em toda a humanidade, poder tê-lo junto de nós, Aquele que é nosso Salvador e está junto do Pai, pois, assim como Deus ninguém o viu, mas “o filho único, que está junto do Pai, revelou-o a nós” (Jo 1, 18). Esta revelação se dá anualmente, especificamente no dia 25 de dezembro, para lembrarmos que Ele nasce e quer vir ao nosso encontro.

Portanto, devemos deixar que este encontro aconteça, e que esta alegria, esta brilhante luz vista pelos Magos do Oriente (Mt 2,2), brilhe e irradie também todo o nosso ser a fim de nos fazer como João o qual “veio como testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele” (Jo 1, 7), e seremos testemunhas da luz, “da verdadeira Luz que, vindo ao mundo, ilumina todos os seres humanos” (Jo 1, 9).
Um Feliz e Santo Natal a todos!

Nillo da Silva Neto
1º ano de Filosofia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MISSÃO SE FAZ COM AMOR, POIS DO AMOR VEM A MISSÃO

Maria: Mãe, modelo e formadora dos missionários

Ite ad Joseph