VAMOS FAZER DE 2020 UM ANO DIFERENTE?


          Iniciamos um novo ano civil, teremos novamente 366 dias para vivenciarmos alegrias, sonhos e esperanças, sabemos, como diz a música, que a “vida não é um mar de rosas”, temos a consciência de que também seremos provados, passaremos por tristezas. O que nos enche de ânimo e de esperança é saber que teremos sempre a proteção daquele que nos criou, deu a vida e nos cerca de “carinho e proteção”. Em meio às luzes que explodem no céu, dos votos de um feliz ano novo, porque não pensar em fazer com que o ano recém iniciado seja diferente?

            Para que isso aconteça, uma atitude elementar é se configurar a Jesus Cristo, ter os olhos fixos nele, e ir correspondendo com a vida a sua santa vontade. O papa Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium, apresenta que os que fazem verdadeiramente uma experiência de um encontro verdadeiro com Jesus “são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria” (EG 1). Logo, o primeiro passo para que 2020 seja diferente é ter os olhos fixos em Jesus Cristo, aprendendo por meio de seus gestos, palavras e ensinamentos de amor e misericórdia.

            Mas não basta apenas conhecer Jesus, é necessário por em pratica tudo aquilo que ele nos ensina e convida a viver. E para que isso aconteça não precisamos fazer coisas extraordinárias. Deus manifesta o seu amor nas pequenas situações da nossa vida, nos momentos de maior simplicidade. Para espalhar a bênção de Deus precisamos amar mais, perdoar mais, escutar mais e agradecer mais. Quem sabe neste novo ano você não é chamado a tirar da sua vida alguma coisa que não te faz bem? A perdoar alguém que te fez o mal? A tirar da sua vida as paranóias da sua cabeça que te fazem pensar apenas que o mal vale a pena? Seja portador da bênção de Deus e certamente você vai sentir mais de perto a mudança de que tanto necessita.

Neste novo ciclo começa em nossa vida, vamos nos esforçar para trilhar novos caminhos, buscar nossos sonhos, nossas alegrias e esperanças de um mundo melhor. Se desejamos um Ano Novo diferente e melhor, não desanimemos de fazer e querer o bem das pessoas. Sejamos construtores da fraternidade e, vivendo de mãos dadas, não deixemos de socorrer os excluídos e necessitados. Buscando e andando pelos caminhos do Senhor, sejamos anunciadores do Evangelho da alegria.

Carlos Drummond de Andrade, o poeta, dizia que “para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre”. Guardemos isso: Deus tem um caminho para nós, uma direção para a nossa vida. Coloquemos esse projeto em prática na nossa vida. Se você quer ter um ano abençoado, quer ter um ano diferente, quer ver a sua vida sendo verdadeiramente transformada, quer receber essa graça, tenha a coragem de assumir Deus em sua vida, depois deixe o que é velho para trás e siga a direção que Ele preparou para você.

A todos um feliz ano novo com as graças de Deus hoje e Sempre! Amém.


Bruno Gomes Silva
4º ano de Teologia


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MISSÃO SE FAZ COM AMOR, POIS DO AMOR VEM A MISSÃO

Maria: Mãe, modelo e formadora dos missionários

Ite ad Joseph