Em tempos de coronavírus a missão acabou?



Queridos irmãos e irmãs, a Paz do Ressuscitado!

Estamos num período de grande dificuldade e marcado por um sentimento de medo e incertezas. Podemos nos perguntar: não é permitido sairmos de casa, não tem como irmos ao encontro dos irmãos e irmãs, como sermos missionários? A essa pergunta, nos dá a resposta a vida da padroeira das missões, Santa Terezinha do Menino Jesus. Ela nunca saiu do convento e, ainda assim, é a patrona de toda a atividade missionária da Igreja. 

A missão não é apenas sair, ir ao encontro de, mas, é doar a sua vida para que Cristo a use nesse momento da história. Por isso, nestes tempos, reze e reze muito! Sim, a oração tem um grande valor e, infelizmente, pode se perder de nossas práticas cotidianas. Quando rezamos, nós colocamos no coração de Deus todas as pessoas nas quais pensamos. Estamos fazendo um ato de muito amor, pois paramos de pensar em nós, e nos lembramos dos nossos irmãos e irmãs. 

Rezar é uma grande missão e, ainda, é o que sustenta a missão. Um missionário que não reza não é digno deste nome. A oração é como a referência bibliográfica de um texto, pois, é ela que dá fundamento a nossa missão. Rezar é depositar a confiança em Deus, não como alguém que não quer responsabilidades, mas como alguém que, com a responsabilidade de um cristão, sabe o que é o melhor a se fazer: colocar a sua vida nas mãos d’Aquele que pode cuidar dessa situação. Além disso, utilizemos dos meios de comunicação sociais para falarmos de Nosso Senhor aos outros. Não tenhamos medo de sermos sinais da alegria que vem do Cristo Ressuscitado nas plataformas digitais. Alegria esta, que não é fruto de um sentimentalismo, mas de um encontro real com o Ressuscitado pela ação do Espírito Santo. Sejamos missionários que rezam, que estão em casa – Igreja Doméstica – pedindo a Deus que tenha de misericórdia de nós e do mundo inteiro. 

Talvez, este tempo nos ajude a percebermos o valor da oração. Pois, se não podemos sair de nossas casas, podemos recorrer à oração, que não deve ser entendida como segundo plano, mas como o nosso modo de nos unirmos a Jesus Cristo em quaisquer situações, seja na alegria ou no sofrimento. Por fim, que a força do Cristo Ressuscitado seja a nossa motivação para a missão. Sejamos anunciadores da Paz que nos trouxe Jesus Cristo ao passar da morte para a vida. E, se puder, fique em casa! Cuide de você e de quem você ama!


Ronan Prata Pereira
3° ano da Etapa do Discipulado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MISSÃO SE FAZ COM AMOR, POIS DO AMOR VEM A MISSÃO

Maria: Mãe, modelo e formadora dos missionários

Ite ad Joseph