Vocação, um chamado de Deus; Fidelidade e amor, nossa resposta e Ele



    
Já faz quase 40 anos que a Igreja no Brasil tem a iniciativa pastoral de promover mais intensamente as vocações,celebrando e homenageando todas as vocações no decorrer das semanas de agosto” (CNBB, 2020). Tal iniciativa serve para chamar a atenção de todos para a diversidade de carismas e ministérios que compõem a Igreja de Cristo, despertando as comunidades para o compromisso de suscitar e alimentar nos jovens o desejo de seguir o Mestre Jesus como discípulos, descobrindo sua vocação específica e acompanhá-los em seu discernimento vocacional. Dessa forma, em cada uma [das comunidades e paróquias], de domingo a sábado, todos são convidados a voltar as atenções para um grupo específico de vocações” (CNBB, 2020), tornando-se comunidades e paróquias vocacionais.

Durante este ano de 2020 temos a oportunidade de refletir de um modo bastante peculiar o mistério da vocação como um chamado de amor do próprio Deus. No lugar mais profundo de cada vocação está a íntima certeza de que somos amados por Deus. O Papa Francisco (2020) recordava na sua mensagem por ocasião do 57º Dia de Oração pelas vocações que “toda a vocação nasce daquele olhar amoroso com que o Senhor veio ao nosso encontro, talvez mesmo quando o nosso barco estava à mercê  da tempestade. ‘Mais do que uma escolha nossa, a vocação é resposta a uma chamada gratuita do Senhor’ ”. A vocação, seja ela qual for – sacerdotal, matrimonial, religiosa ou leiga – é sempre um chamado do amor para o amor. Em todos os momentos, os bons e os difíceis, Deus continua chamando porque não se cansa de amar!

Há diversos elementos que nos impulsionam neste caminho de reflexão, mas, talvez nenhum deles seja tão forte quanto o momento atual em que estamos inseridos: a realidade da pandemia da Covid-19. Este cenário, mesmo marcado por muitas incertezas, nos convida a uma resposta de fé e ao encontro de um sentido para tudo isso que estamos vivendo. Em meio ao sofrimento, à doença, ao luto e às muitas perdas, há sempre sinais de esperança que somos convidados a enxergar: o distanciamento social que impede a muitos de participar de modo presencial da celebração dos sacramentos, por exemplo, obrigou cada um de nós a buscar meios para fortalecer, perseverar e amadurecer a fé, através da oração pessoal, da oração em família e do acompanhamento das celebrações através dos diversos meios de comunicação disponíveis. A caridade tem sido manifestada em atitudes simples dentro da família e da vizinhança e com o aumento de trabalhos voluntários. Também não podemos deixar de destacar o exemplo de doação corajosa de tantos e tantas que não puderam parar, especialmente os que gastam suas vidas no combate direto à doença, no tratamento dos enfermos e nos serviços essenciais à sociedade. Enfim, quando essas ações são praticadas pelos cristãos, mais motivo ainda temos para nos alegrar, porque sabemos que no cerne desta caridade não está apenas uma filantropia ou respeito humano, mas um comprometimento advindo da fé que gera em nós fraternidade e nos ajuda a enxergar Cristo no próximo, especialmente no que sofre.

Sem querer negligenciar os aspectos comunitários de nossa fé, a pandemia nos fez recordar da pessoalidade do chamado de Deus e nos despertou para a descoberta de que parte da resposta vocacional – e talvez a maior parte dela! – são a fidelidade mesmo na dificuldade e o amor vivido desde as coisas mais simples do cotidiano. A resposta à vocação cristã não se trata obviamente do que se faz quando os outros estão olhando, mas do modo como vivemos o cotidiano simples e escondido de nossa vida: nisto encontramos um importante critério para avaliar a qualidade de nossa vida cristã e de nossa resposta ao amor de Deus. Este modo diferente de viver a fé nos faz recordar da palavra de Jesus, no Sermão da Montanha: “Quando fores rezar, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai, que está no segredo. E o teu Pai, que vê no segredo, te dará a recompensa” (Mt 6,6). No quarto de nossa intimidade, somos mais uma vez provados a responder o chamamento de Deus, a partir das alegrias e esperanças, mas também, das angústias, medos e ansiedades que constantemente batem à porta do nosso coração neste tempo presente. Assim procedendo, o mesmo Deus que chama, e que está presente no íntimo (segredo) de nós, nos auxiliará em nossas respostas!

Como conclusão deste artigo, cito dois jesuítas que muito nos ajudam, cada qual ao seu modo, com seus exemplos de respostas maduras ao chamado amoroso de Deus. Primeiro, o Papa Francisco (2020) assim nos diz e encoraja: “O Senhor sabe que uma opção fundamental de vida – como casar-se ou consagrar-se de forma especial ao seu serviço – exige coragem. Ele conhece os interrogativos, as dúvidas e as dificuldades que agitam o barco do nosso coração e, por isso, nos tranquiliza: ‘Não tenhas medo! Eu estou contigo’. A fé na presença d’Ele que vem ao nosso encontro e nos acompanha mesmo quando o mar está revolto, liberta-nos daquela acídia que podemos definir uma ‘tristeza adocicada’”. Depois, recordo a inspiração do Servo de Deus, Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, nestes dias em que vivenciamos a semana acadêmica que leva o seu nome. Assim ele reza: “Senhor Jesus, não vos pedimos que nos livreis das provações, mas que nos concedais a força do vosso Espírito para superá-las em bem da Igreja. A certeza do vosso amor nos renova a cada dia. A alegria de servir aos irmãos é a nossa melhor recompensa. Ensinai-nos, a exemplo de vossa Mãe, a responder sempre sim no cumprimento da vontade do Pai. Amém.

Animados e fortalecidos pelas palavras do Santo Padre e do Santo bispo de Mariana, sigamos firmes, esperançosos e ardentes por responder o chamado amoroso de Deus!




Tiago Rafael J. Silva
3º ano de Teologia - Etapa da Configuração

REFERÊNCIAS

CNBB. Mês Vocacional 2020: primeira semana de agosto é dedicada aos ministérios ordenadosDisponível em: <https://www.cnbb.org.br/mes-vocacional-2020-primeira-semana-de-agosto-e-dedicada-aos-ministerios-ordenados/>. Acesso em 25 de ago. de 2020

VATICANNEWS. A mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Disponível em: <https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-05/papa-francisco-mensagem-57-dia-mundial-oracao-vocacoes.html>. Acesso em 25 de ago. de 2020

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MISSÃO SE FAZ COM AMOR, POIS DO AMOR VEM A MISSÃO

Maria: Mãe, modelo e formadora dos missionários

Ite ad Joseph