Vocação é chamado, um chamado à missão

 


Vocação é um termo derivado do latim “vocare” que significa “chamar”. O primeiro chamado feito por Deus aos homens é o da vida. No ventre de nossa mãe, Ele nos tecia: "Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe” (Sl 138,13).

            Pelo Batismo, fomos chamados a fazer parte do Povo de Deus, membros do corpo da Igreja Una Santa Católica Apostólica Romana, da qual Nosso Senhor Jesus Cristo é a Cabeça e conta conosco, como seus membros, chamando a cada um de nós a uma determinada missão.

            Não estamos neste mundo para sermos estáticos como pedras ou árvores. Somos filhos, criados à imagem e semelhança de Deus, chamados a se colocar a caminho, sair de si, da preguiça espiritual e física, e realizar, com a graça do Espírito Santo, a missão de Jesus Cristo, a missão que cada um recebeu ao vir a este mundo: buscar o céu, viver a santidade em Cristo e levar aos irmãos, que vivem nas trevas deste mundo, o brilho e o calor da luz de Cristo. Esta luz é-nos anunciada pelo apóstolo São João: "O Verbo (Jesus Cristo) era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem” (Jo 1,9). "Estava no mundo e o mundo foi feito por Ele, e o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam" (Jo 1,10-11).

            Muitos, ainda hoje, não recebem ou aceitam a luz de Cristo. Isso pode ser pela falta do nosso testemunho como Igreja Viva ou pela falta de uma catequese ou, ainda, por fatores morais e culturais deste tempo que estão na contramão da missão salvífica de Cristo. “Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam" (Jo 1,11).

            É por esse motivo que Cristo te chamou! Ele conta contigo. Chamou-te à vida, a um aprofundamento por meio da vida de oração, busca incessante de santidade e intimidade com o Senhor para poder levar essa experiência a todos os irmãos em Cristo. A missão de todo batizado é esta: “levar Jesus às almas e as almas à Jesus”. Isto é, somos vocacionados a ser missionários do Senhor: "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,19-20).

            Vocacionados pelo Senhor temos a missão de ser “pescadores de homens” (Mt 4,19). Por isso, repetimos como São João Paulo II: "Não tenhais medo! Abri, melhor, escancarai as portas a Cristo!” (homilia do início do seu Pontificado em 22 de Outubro de 1978). E, como São João Bosco, queremos reafirmar que a nossa vida é missão: “Nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o nosso presente a Ele”. "Como são belos sobre as montanhas os pés do mensageiro que anuncia a felicidade, que traz as boas-novas e anuncia a libertação, que diz a Sião: ‘Teu Deus reina!’” (Is 52,7).


                                                                                                                         Diác. Anderson L. da Costa

                                                                                         Paróquia Bom Pastor - Conselheiro Lafaiete


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MISSÃO SE FAZ COM AMOR, POIS DO AMOR VEM A MISSÃO

Maria: Mãe, modelo e formadora dos missionários

Ite ad Joseph