Regional Leste 2 realizada XXVII Assembleia do Conselho Missionário

Foi realizado entre os dias 19 a 21 de setembro, em Vila Velha, na Arquidiocese de Vitória-ES, a XXVII Assembleia do Conselho Missionário do Regional Leste 2 da CNBB (COMIRE). Com o objetivo de avaliar e refletir a caminhada missionária do regional, o encontro teve como tema central a “Animação Missionária à Luz da Evangelii Gaudium”, que foi trabalhado pelo assessor, Padre Sidnei Marco Dornelas CS, integrante da Comissão Episcopal para Missão Continental da CNBB.
Estavam presentes na assembléia representações de diversos organismos, entre eles a Juventude Missionária (JM), Infância e Adolescência Missionária (IAM), o Conselho Indiginista Missionário (CIMI), Conselho dos religiosos do Brasil (CRB), o Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE), diversos Conselhos Missionários Diocesanos (COMIDI), Grupo de Animação Missionária (GAM), entre outros. Entre estas representações estavam também religiosas, seminaristas, leigos, diáconos, padres e bispo.
Da Arquidiocese de Mariana estavam presentes a Irmã Silvana Gomes do Vale, representando a IAM e o COMIDI, e o Seminarista João Luiz da Silva, como Coordenador dos COMISEs do regional Leste 2 e membro do COMIRE, e representando também o Seminário Arquidiocesano São José.
Padre Sidnei chamou a atenção sobre a urgência de se trabalhar o tema missão em diversas instâncias da Igreja. Segundo ele, a Igreja é toda missionário, por isso é importante conscientizarmos todas as pastorais e movimentos, a serem verdadeiros anunciadores do Reino.
Ao refletir a Exortação Apostólica do papa Francisco, “Evangelii Gaudium”, ele ressaltou a necessidade da “nova evangelização”, que é proposta pelo Santo Padre. “A ação missionária é paradigma de toda obra da Igreja. A dimensão paradigmática nos faz rever todas as estruturas da evangelização, rever a nossa visão de Igreja. A intenção do papa Francisco é analisar o Concílio Vaticano II propondo ações para colocá-lo em prática. Não é a Igreja que tem uma missão, mas é a missão que tem uma Igreja”, finalizou o padre.
Para Dom José Lanza Neto, bispo referencial do Leste 2, na atual conjuntura que se encontra a Igreja é preciso sermos todos discípulos missionários do Senhor sem perder a mística. “Não podemos perder o espírito, a mística, pois se perdermos não chegaremos a nada com nossos trabalhos de evangelização. O que tem que aparecer é a mística”, falou o bispo.
Na assembléia foi ressaltado também a importância de se valorizar as Sagradas Escrituras como verdadeiro instrumento de evangelização tendo a palavra do Senhor como Luz no anúncio de Jesus Cristo.
Com informações do Seminarista João Luiz da Silva

Coordenador dos COMISEs do Regional Leste II da CNBB




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MISSÃO SE FAZ COM AMOR, POIS DO AMOR VEM A MISSÃO

Ite ad Joseph

Maria: Mãe, modelo e formadora dos missionários