Bíblia, Encontro e Missão


     
      Durante o mês de setembro, todos os anos, no Brasil, nos é proposto um tempo de aprofundamento bíblico. É, sem dúvida, uma pertinente oportunidade para recordamos o valor que a Sagrada Escritura tem para nós cristãos. De fato, o Concílio Vaticano II já afirmara: “A Igreja sempre venerou as divinas Escrituras, da mesma forma como o próprio Corpo do Senhor, já que, principalmente na Sagrada Liturgia, sem cessar toma da mesa tanto da Palavra de Deus quanto do Corpo do Cristo o pão da vida, e o distribui aos fiéis” (DV, 21).

            Todavia, mesmo diante desta realidade, para muitos cristãos católicos, a Bíblia ainda continua a ser um baú fechado e empoeirado, cujo tesouro ainda é bastante pouco explorado, um grande livro do qual são conhecidos uns poucos versículos que ocasionalmente vêm à mente. O mês de aprofundamento no estudo bíblico quer, mais do que nos ensinar a ler a Bíblia, recordar que a pregação da Palavra é parte fundamental da missão de Cristo que a Igreja perpetua até o final dos tempos. Ora, foi o Senhor mesmo quem ordenou aos Apóstolos e a nós: “Ide, pois, e fazei discípulos todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-os a observar tudo o que vos mandei. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,19-20).

            Fazer discípulos de Jesus Cristo sempre foi – e no mundo de hoje ainda é – torná-lo conhecido mediante o anúncio de sua pessoa e de sua obra salvífica. São Jerônimo, dos primeiros séculos do Cristianismo, já dissera que “ignorar as Escrituras é ignorar Cristo”. Ora, desta pequena sentença, muitas coisas podem ser evidenciadas. Primeiramente, quem nos fala na leitura orante da Palavra é o seu próprio autor: o Senhor vivo; tão vivo que continua a nos dizer uma palavra também “viva e eficaz” (cf. Hb 4,12). Depois, não há outro meio mais autêntico para se chegar ao conhecimento de Cristo que mediante a escuta de sua Palavra. Nela encontramos o testemunho das primeiras comunidades cristãs, seu encontro com o Jesus histórico, que por sua humilhação foi feito Senhor da glória em sua ressurreição, pelo Pai, no Espírito Santo. Estes testemunhos nos ajudam a confrontar nossa vida e a vida de nossas comunidades, também hoje, com o projeto sonhado pelo Senhor.

Uma evangelização que se pretenda verdadeira não pode partir de outra realidade que não seja a pregação da Palavra. Tornar Cristo e seus valores conhecidos na realidade de hoje é missão que se faz cada vez mais urgente no mundo! Diante do mundo que prega o consumismo, a busca pelo poder, o lucro desmedido, a libertinagem sexual, a perda de valores essenciais como a família e outras realidades, nós, cristãos, somos – ou deveríamos ser! – como aquela “voz que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas” (Is 40,3/ Mt 3,3b). Mas só quem tem uma vida de oração e intimidade com o Senhor será capaz de compreender sua proposta para o mundo de hoje. É aí que Bíblia, vida e missão se encontram! Missão não é simplesmente colocar a Bíblia debaixo do braço e sair pelas casas falando de Deus. Isso é um tipo de missão, sem dúvidas, ainda muito importante! Entretanto, missão mais urgente nos cenários contemporâneos é aquela do testemunho. Não o testemunho dos grandes palcos, mas o testemunho da vida cotidiana: nas famílias, nas escolas, nos locais de trabalho... Disso já nos recordava o Papa São Paulo VI ao dizer que “o mundo não precisa de mestres, mas de testemunhas”. Só uma vida marcada pela experiência do encontro com Jesus, mediante sua Palavra, é capaz de, no cotidiano da vida, testemunhar um Cristo-Irmão, fraterno, próximo, companheiro, Deus-com-a-gente.

Neste mês da Bíblia, cada cristão sinta-se convidado a encontrar a si mesmo e aos irmãos no confronto com a Palavra de Deus! Como diz um canto popular dos grupos de reflexão bíblica: “Quando a vida e a Bíblia se encontram, o povo começa a andar em rumos de liberdade, que fazem a história mudar”. Deixemo-nos transformar pela Palavra de Deus, para que n’Ele nossos povos tenham vida!

Tiago Rafael J. da Silva
2º ano de Teologia

Comentários

  1. Tiago, muito bom o texto! Obrigado pela contribuição espiritual.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tiago muito bem colocadas as palavras uma linda espiracao. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Tiago muito bem colocadas as palavras uma linda espiracao. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Tiago lindo o texto,Deus te abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A MISSÃO SE FAZ COM AMOR, POIS DO AMOR VEM A MISSÃO

Maria: Mãe, modelo e formadora dos missionários

Ite ad Joseph