FIDELIDADE MISSIONÁRIA


  Lucas Muniz Alberto – Seminarista do 1º ano de filosofia

Neste ano de 2013 o Dia Mundial das Missões ganha um incentivo especial, pois é emoldurado pelo Ano da Fé e pelas comemorações do cinquentenário do Vaticano II e pelos 20 anos da promulgação do Catecismo da Igreja Católica, instrumentos eficazes no anúncio do Cristo.
Tendo em vista que todo cristão é por excelência missionário, cabe uma reflexão à luz da fé sobre as nossas atitudes, enquanto discípulos-missionários. O papa Francisco nos ajuda: “A solidez da nossa fé, a nível pessoal e comunitário, mede-se também pela capacidade de a comunicarmos a outros, de a espalharmos, de a vivermos na caridade, de a testemunharmos a quantos nos encontram e partilham conosco o caminho da vida.” A fé pessoal e comunitária deve assumir um alto grau de maturidade para que possa ser autenticamente anunciada, não podemos anunciar uma fé “capenga”, manca, mas sim uma fé madura comprometida com os irmãos.
Faz-se necessário em nossa sociedade contemporânea uma atualização do mandato do Senhor de irmos ao encontro do outro e fazer discípulos em todas as nações. No entanto muitos são os obstáculos que nos prejudicam no cumprimento da missão entre eles destacamos o comodismo de muitos membros da Igreja, que se acham satisfeitos com sua comunidade, e se esquecem que ainda a muitos que não fizeram o encontro com o Cristo, que há muitos carentes de encontro à margem da sociedade. È dever de todo aquele que professa a sua fé no Senhor ir ao encontro, se encher de compaixão e anunciar o Reino De Deus.
A missão não pode ser uma opção, mas uma necessidade e o diferencial do cristão.  O missionário antes de anunciar é necessário que tenha se encontrado com Jesus, porque ele não anuncia a si mesmo, mas o Cisto e seu Evangelho. A atividade missionária não se limita somente a missão “Ad Gentes” sua ação é ampla começa dentro das famílias, no ambiente de trabalho, na pastoral a que pertencemos na comunidade eclesial. Enfim onde está um missionário aí está o terreno a ser cultivado.

Professemos nossa fé e anunciemo-la a todas as gentes. Levemos a tantos que vivem nas trevas a luz do Cristo.Vamos ao encontro de tantos que ainda não conhecem a pessoa de Jesus Cristo. Sejamos discípulos-missionários! Espalhemos o bom perfume do Senhor. Nossa gratidão a tantos e tantas que doam a sua vida pela expansão do Evangelho. Rezemos por eles e que cada um de nós se conscientize de que a missão é pra todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MISSÃO SE FAZ COM AMOR, POIS DO AMOR VEM A MISSÃO

Maria: Mãe, modelo e formadora dos missionários

Ite ad Joseph