Semana Santa, lugar de recordar e reviver para ser!

Mais uma Semana Santa se inicia, e com ela, recordamos os passos de Jesus rumo ao calvário e ao túmulo vazio, lugar da ressurreição. O poeta já nos diz que recordar é viver, e é com este sentimento que devemos estar durante toda a nossa caminhada nesta semana. Configurando a nossa vida a paixão do Servo Sofredor, e sorrindo jubilosos com a ressurreição de Cristo, somos chamados a meditar em nossa vida a ação amorosa de Deus, que por livre decisão de sua vontade quis redimir toda a humanidade por meio do sacrifício salvífico de seu único Filho, Jesus, redentor de toda a humanidade. Ao longo destes sete dias iremos ser gotejados com a pedagogia amorosa do Senhor, que por meio da humanidade do seu filho esclarece todo o mistério do homem, que se conhece a si mesmo por meio do verdadeiro homem, Jesus Cristo.

Somos convidados a subir decididamente com Jesus para Jerusalém, lugar do seu sacrifício. Somos chamados a fazer companhia ao Mestre que tanto nos amou. Jesus nos convoca para estar com ele, para sofrer com ele, e para amar com ele. Em nossa humanidade somos impelidos a estar com Jesus na última ceia, em seu julgamento, em sua condenação, na sua flagelação, na subida para o calvário, aos pé da Cruz e também fazer companhia às mulheres que foram e viram o túmulo vazio! Devemos, de forma especial, durante toda esta Semana Santa, estar próximos afetivamente do Mestre.

Além de nos fazer ficar mais próximos de Jesus em sua paixão e ressurreição, a Semana Santa é um forte apelo para sermos solidários com os vários Jesus que carregam as suas cruzes cotidianamente de forma anônima e sofrida. O que às vezes contemplamos na vida de Jesus sofredor, é o que às vezes acontece e queremos ignorar na vida de muitos que vivem cotidianamente cada passo da paixão do Senhor. A Semana Maior é semana de conversão, de mudança de vida, de deixar o homem e a mulher velha no sepulcro e abraçar o ser humano que renasce com o Cristo ressuscitado.

Saiamos novos cristãos e cristãs depois de termos nos encontrado afetivamente com Jesus, que possamos espalhar a Boa Nova do Ressuscitado a tantos que ainda não conseguiram rolar as pedras de seus túmulos. Que o Espírito Santo Libertador possa nos ajudar neste exercício espiritual que é a vivência da Semana Santa, para que possamos ser preenchidos pela graça de Deus, nosso (a) pai/mãe.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MISSÃO SE FAZ COM AMOR, POIS DO AMOR VEM A MISSÃO

Ite ad Joseph

Maria: Mãe, modelo e formadora dos missionários