Seminaristas partilham suas “empreitadas” missionarias


Na noite do dia 09 de abril, na casa de formação da Teologia, aconteceu a primeira partilha das experiências missionárias vivenciadas pelos seminaristas do Seminário São José, promovida pelo COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas). Foi um momento de comunhão de vida entre todos os formandos e formadores. Esteve presente o arcebispo de Mariana Dom Geraldo Lyrio Rocha, que com carinho e atenção, características próprias de um pastor que zela pela formação dos seus seminaristas, acompanhou todas as partilhas.

A primeira experiência a ser partilhada foi a do seminarista Daniel Fernandes, natural de Senador Firmino e que está cursando o segundo ano de teologia. Ele foi enviado para a Arquidiocese de Porto Velho, sendo acolhido pelo bispo Dom Esmeraldo Barreto e demais leigos, na Experiência Missionária dos Seminaristas do Brasil, que aconteceu entre os dias 26 de dezembro de 2014 a 26 de janeiro de 2015. A segunda experiência missionária partilhada foi vivenciada por oito seminaristas, mais o padre Luiz Faustino, na diocese de Coroatá, no estado do Maranhão, entre os dias 08 a 23 de janeiro. A terceira experiência missionária partilhada aconteceu em Barbacena, entre os dias 21 a 25 de janeiro, contando com a participação de 10 seminaristas mais o padre André Quintão. Esta missão foi realizada juntamente com o Centro de Acolhimento Dom Bosco, e tinha como foco os dependentes químicos e suas famílias. A última experiência missionária a ser relatada foi a do EREPO (Equipe de Retiro Popular) que aconteceu nas cidades de Barra Longa, Ponte Nova, Serra do Camapoã, e a Comunidade do Montijo. Inúmeros seminaristas, juntamente com religiosas e leigos participaram desta realidade missionária que é o EREPO.

Ao término da partilha de vida, o reitor do Seminário São José, Padre Valter Magno, chamou a atenção para a importância destas iniciativas missionárias no processo formativo, lembrando que não se deve menosprezar a missão na vida de um candidato ao ministério ordenado e por isso o seminário incentiva todas as iniciativas cuja finalidade é a missão. Finalizando a noite, Dom Geraldo reconheceu o esforço dos seminaristas em estarem se empenhando na missão de testemunhar Jesus Cristo em todas as terras, seja dentro da Arquidiocese de Mariana ou fora, em outras terras de missão. E finalizou lembrando que quem testemunhar Jesus para os homens e mulheres, será testemunhado por Jesus perante o Pai. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MISSÃO SE FAZ COM AMOR, POIS DO AMOR VEM A MISSÃO

Ite ad Joseph

Maria: Mãe, modelo e formadora dos missionários