Seminaristas participam da Formação Missionária para Seminaristas do Leste 2

Aconteceu dos dias 24 a 26 de maio, no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio em Juiz de Fora, a nona edição da Formação Missionária para Seminaristas (Formise) do Regional Leste 2 da CNBB, contando com a participação de cerca de 70 seminaristas dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.
O Comise da Arquidiocese de Mariana foi representado pelos seminaristas Ronan Prata, do 2º ano de Filosofia, Pedro Mendes e Filipe Egg, ambos do 3º ano de Filosofia, além dos seminaristas da Diocese de Governador Valadares e membros do Comise desta, Valdistone Marçal e Lucas Bonfim.

O tema desta nona edição do Formise foi “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. Segundo o assessor do encontro, Padre Antônio Niemiec, o Formise é uma oportunidade de reunir representantes de diversos seminários e dioceses para uma reflexão sobre a temática do Mês Missionário Extraordinário, convocado por Papa Francisco para outubro deste ano.
“O Papa chama a nossa atenção para a questão da identidade do cristão, que é a identidade missionária. Diz-se no documento Ad Gentes, do Concílio Vaticano II, que a ‘atividade missionária é a principal e a mais sagrada atividade da Igreja’. Nunca se pode esquecer nem relativizar a questão da missionariedade, porque a Igreja existe para isso. Ou a Igreja é missionária ou ela não vive na fidelidade a Jesus Cristo. Por isso, também para os jovens seminaristas é muito importante este momento, para que tomem uma consciência sempre mais profunda daquilo que a Igreja é e daquilo que o seminarista deve ser: um missionário também, que um dia será presbítero”, afirmou.
Dom Gil falou da alegria de a Arquidiocese de Juiz de Fora ser a anfitriã do encontro de formação. “Sobretudo, os seminaristas devem ser formados para serem bons missionários. Missionário é aquele que leva Cristo para os outros e traz os outros para Cristo. Então, este encontro representa para nós uma contribuição, uma graça de Deus para os nossos seminaristas e para todos aqueles outros que vêm de várias outras dioceses", destacou.
Com informações da Arquidiocese de Juiz de Fora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A MISSÃO SE FAZ COM AMOR, POIS DO AMOR VEM A MISSÃO

Ite ad Joseph

Maria: Mãe, modelo e formadora dos missionários